terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Eles começam a entrar

No passado sábado, dia 17, fui novamente até à costa alentejana, as previsões de mar acima de 4m, com o período e direcção também a serem favoráveis, anunciava-se uma pesca com algum peixe.

Saí de casa por volta das 14h30 e toca de fazer 80km até ao destino.

À chegada, e com a maré com quase duas horas de enchente, a onda quebrava certa aos 100m e com um fundão pronunciado à beira tive de imediato a percepção que o peixe não andaria longe. Ao longe os Patolas mergulhavam em busca de alimento, o que mais uma vez me deu aquela sensação que nós, pescadores, de vez em quando temos ao chegar ao pesqueiro, a sensação de que "isto hoje vai dar".


Comecei a pesca com uma montagem de 2 anzóis e chumbada de lágrima e haste e lingueirão como isco, e outra montagem só com um anzol e estralho de 3m com sardinha.


Até ao por-do-sol tirei uma baila e um robalo com uns 40cm mas que foi devolvido. Com o cair da noite tirei mais uma baila e três robalos, tendo devolvido um deles que tinha a mesma medida do primeiro, e ficado com os outros dois, 1.700kg e 0.700kg.(a geleira tem 60cm de comprimento)



Com a vazante e o vento a virar para NE começou a arear muito, e com o peixe a deixar de colaborar vim embora, era perto das 21h.

Abraço a todos, boas festas e (talvez) até para o ano.

João Paiva

2 comentários:

  1. Parabéns pela pescaria, já a tinha visto no forum Oceano Ibérico, mas vim até aqui ao Blog espreitar e resolvi dar te os parabéns, costumas ir muitas vezes para o Carvalhal?? tens bons resultados lá pelos vistos!!!
    CUMPS

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! Agora nesta altura do inverno (mar grande) vou muitas vezes para a costa alentejana e tenho apanhado uns peixes sim.

    Abraço.

    ResponderEliminar