segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mar feio, vento norte e sargos

Fui novamente à Costa Alentejana fazer um surfcasting, e apesar das previsões no inicio da semana não serem as melhores, com o aproximar do fim-de-semana, estas foram melhorando e apesar do muito vento previsto deu para pescar razoavelmente bem.

Mas começemos pelo principio...

Marquei esta pesca de domingo apenas sexta-feira. Como as previsões eram de algum vento e mar bastante grande (4.2m NW e período 12) pensei que talvez fosse melhor ir tentar uns achigãs ou deixar-me ficar por casa à lareira. Mas como o vontade é sempre maior decidi arriscar  e programar então a pesca.


Toca o despertador domingo eram 5h00, levantar e preparar a comida, pôr a tralha no carro e fazer os 90km ainda de noite. Chegados ao local estava o dia a clarear, algum vento e mar pequeno, nada do que as previsões assim o previam.


Entre as 07h00 e as 10h00 tirei apenas 1 sargo médio e 1 baila, e mais uns quantos sarguitos devovidos. Quando o relógio marcava 10h00 em ponto vejo uma das canas a bater levemente, começo a recolher e sinto um peso bruto. Segui-se o vai-vem habitual na escoa e sai este menino...



Quando o vi sair ainda me deu a sensação de ser um parguito pelo feitio da cabeça e altura do peixe mas não, era um sargo que acusou 1,600kg na balança.
Pesca novamente lá para dentro,



...e a partir daí foram 2 horas à Benfica...


 



Total de 12 peixes (11sargos e 1 baila), 7.600kg.

Apesar de as previsões não serem as mais animadoras acabou por ser uma excelente pesca. Mais tarde postarei um vídeo com algumas das capturas.

Abraço e para a semana há mais (logo se vê).

João Paiva

5 comentários:

  1. Boas, João!
    Ah, ganda Benfica! eheheheh Tens ai uma bela teca de Sargos ; )) Quase que aposto que viste a previsão meteorológica no Windguru! À próxima, experimenta a ver no FNMOC. PêJota

    Abraço e saudações piscatórias

    ResponderEliminar
  2. Boas Paulo

    Foi a Benfica!eheh Vi no windguru sim, costuma acertar mas dou sempre o desconto. Depois fui ver no Hidrografico que acho que usa os mapas do FNMOC e por isso é que arrisquei. E ainda bem!

    Abraço.

    João Paiva

    ResponderEliminar
  3. Obrigado. Gosto de pensar que é recompensa de tanto sargo de palmo libertado!;)

    Abraço.

    João Paiva

    ResponderEliminar
  4. pesca bonita,que venham muitas mais hoje pesquei toda a tarde e só apanhei um sargito700g.comi-o logo ao jantar enquanto via os futebóis

    ResponderEliminar